Algumas pessoas responderam à crise do coronavírus incendiando mastros de 5G porque um homem com 400 inscritos no Youtube e algumas ideias interessantes sobre Bill Gates lhes disseram. Outros, mais sensatamente, decidiram dirigir a 8 km/h em uma van – com as palavras “Essenciais de isolamento gratuitos: papel higiênico, desinfetante, água engarrafada, trituradores, bud” ousadamente estampas na lateral – explodindo “Don’t Worry de Bobby McFerrin, distribuindo erva grátis e outros itens importantes.
Esta não é a primeira vez que o produtor musical e ativista de Manchester OUTLAW fez uma proeza como essa. Ele se tornou uma figura mítica na cidade, reparando os erros percebidos à sua maneira peculiar. No verão passado, para o deleite de todos, exceto a polícia da grande Manchester, ele desenrolou uma faixa dizendo “FREE BUD” na área de Picadilly Gardens, no centro da cidade, e distribuiu pequenos sacos de erva para quem passava.
Em dezembro passado, usando seu capuz preto, ele foi colocado no banco de trás de uma van da polícia depois de distribuir dinheiro em cartões de natal para a comunidade de rua. Desde então, ele mudou seus esforços filantrópicos para combater o COVID-19. A VICE fez uma entrevista com ele por telefone para descobrir como está indo.
VICE: Por que você está fazendo isso?
OUTLAW: Tínhamos um “4/20 Smoke Tour” planejado e íamos distribuir erva, mas então o vírus surgiu. Então, pegamos outros adesivos, colocamos na van e pedimos um monte de coisas. Desde que começamos, é baseado em cannabis, distribuindo erva. Depois passamos a ajudar mais as pessoas necessitadas e os sem-teto. Sou bastante apaixonado por isso – não gosto de ver pessoas carentes quando realisticamente há muito o que fazer.
Por que a erva estava no pacote “essencial”?
Eu apenas coloquei no meu instagram, perguntando, “Alguém precisa de alguma coisa?” e recebi um monte de pedidos sugerindo pessoas vulneráveis. Então, tínhamos todos os códigos postais deles em um mapa e saímos por aí vendo todos eles. No caminho, as pessoas me reconhecem e sabem que distribuímos erva – então eu tinha alguns buds lá, se alguém quisesse.
Foi difícil obter os rolos de papel higiênico?
Tentamos percorrer os supermercados, mas ninguém nos daria. Tentei por cerca de três horas on-line – as pessoas estavam cobrando preços loucos ou as entregas não chegavam há semanas. Mas encontrei um armazém na Irlanda e consegui resolver tudo.
Estive fora hoje por três horas; nós ficamos fora por cerca de cinco horas por toda a cidade outro dia. Há outra lista de solicitações que meu gerente tem, então estaremos fora quinta, sexta e sábado. Mas estamos aguardando um pedido, porque já distribuímos 300 pacotes de papel higiênico.
Que reações você teve?
Já estivemos em cerca de 100 locais, mas em todos por onde passamos, por temos música e isso, muitas pessoas estavam á sua porta, rindo pela janela. Nós tentamos animá-las.
Isso deve ser caro.
Depende do que é. Se você está falando em dar cannabis, não é realmente (caro); os jornais publicaram “OUTLAW” distribui 1.000 libras em erva”, mas não se eu mesmo a produzir, entende o que quero dizer? Custa quanto custam as sementes. Distribuindo o dinheiro, sim, mas era Natal. Depende do que você quer fazer com o seu dinheiro. Ninguém está financiando isso além de mim. Mesmo com os buds, eu só tinha dez onças antes que isso fosse iniciado. Todo o meu cultivo estará pronto para minha turnê de fumaça em julho – colhido, seco, tudo pronto para julho. Mas isso veio do nada, então precisamos fazer o que fazemos.
A polícia te incomodou?
Sim, sim – (risos) muitas vezes. Não sei o quanto posso dizer sem meu advogado…mas, sim, é como uma coisa de gato e rato. Porém, não estamos fazendo nada que prejudique ninguém, e isso é fundamental – é a principal coisa em que eles se concentram.
Como você acha que o governo está lidando com a pandemia?
Obviamente, eles não estão fazendo tudo o que podem. Sinto muito por Boris Johnson se ele tiver pegado coronavírus propriamente e tudo é verdade sobre isso. Espero que ele se recupere, mas com uma compreensão do que as outras pessoas precisam quando estão em momentos de necessidade.
Fonte: VICE.